Entre Aspas - Saúde

Gordura nos músculos: desconhecida e fatal

Pouco monitorada, a mioesteatose é associada a um aumento no risco de mortes similar ao causado por tabagismo e diabetes. Entre outras considerações a respeito desse assunto, os cientistas consideram um grande perigo o excesso de gordura nos músculos – descoberta recente – que agora é tida como fatal, em muitos casos.

O jornal Correio Brasiliense, em seu caderno Saúde, edição de 17/05/2023 dá detalhes e fala sobre a prevenção da mioesteatose, em reportagem assinada pela jornalista Isabela Almeida, a qual tanscrevemos a baixo:

“Muitas vezes, a gente considera só a gordura subcutânea, mas o músculo também tem uma reserva, e vários estudos já associaramque essa quantidade aumentada se relaciona ao risco de diabetes e de doenças cardíacas. O interessante desse estudo é que ele faz uma avaliação dessa análise em relação ao risco de mortalidade e verifica que a quantidade de gordura no músculo é um fator importante de eventos adversos. Seria interessante pensar nesse tipo de avaliação e em intervenções para melhorar a qualidade do músculo. Ele ser grande ou pequeno não significa que seja funcional, porque as células musculares e de gordura liberam substâncias diferentes, com efeitos positivos e negativos. É importante entender se isso que foi encontrado é umarelação de causa ou de consequência. Se você é uma pessoa sedentária, que tem maus hábitos em geral, isso vai acumular gordura no músculo e gerar consequências negativas para a saúde ou pode ser que o acúmulo gere esses problemas”, pondera Paulo Gentil (professor de Educação Física e doutor em ciências da saúde).

Prevenção – A expectativado grupo de estudo é de que sesse tipo de pesquisa contribua para grandes avanços na saúde. “Estamos testemunhando o surgimento da medicina personalizada, cujo objetivo é adequar o gerenciamento médico no nível individual com base em uma gama de informações, como genética, histórico médico, características físicas, avaliação molecular ou complexa e em grande escala”, afirma outro cientista: MaximeNachit (pesquisador da Universidade Católica de Lovania, em Bruxelas,e líder do estudo).

Luciana Gusmão, educadora física e personal da Premiere Training Gym, em Brasília, lembra da importância de incluir a alimentação saudável e as atividades físicas na gestão dos cuidados com saúde. “Muitos problemas poderiam ser facilmente evitados se esse binômio fosse observado e colocado em prática. A pesquisa e a sociedade médica buscam incentivar a população a ter boas práticas de vida saudável em uma tentativa incansável de evitar doenças como infarto, diabetes, hipertensão arterial, estresse, problemas articulares advindos da obesidade e cardiopatias. O que nos resta é refletir sobre a importância desses costumes e colocá-los em pratica”, diz.

Nesta edição, a sessão “ENTRE ASPAS” reproduz uma matéria com foco especial na SAÚDE. Lembramos que a AFABRB, na condição de entidade de caráter associativo, sente-se no dever de expressar ideias e sentimentos de interesse geral. Assim, em certas ocasiões, pretende despertar em seus associados aquele velho e salutar sentimento de reflexão! Destarte, vez por outra, ela divulga no AFA EM FOCO matérias já publicadas na mídia – aquelas pontuais, de oportunidade.

Exames preventivos na Clínica Saúde BRB

Na busca por uma saúde melhor, felizmente, podemos continuar contando com o suporte de uma equipe multidisciplinar disposta a orientar e trocar experiências com os pacientes. Os beneficiários da Saúde BRB recebem assistência e cumprem as orientações e acordos firmados em consultas na Clínica Saúde BRB (Ed. Athenas, SGAS Quadra 902 Sul, Brasília/DF). A equipe de profissionais da Clínica promove o cuidado de forma interdisciplinar e presta atendimento humanizado, qualificado, seguro e efetivo, por meio da realização de exames e consultas preventivas sem coparticipação.

Teleconsultas:(61) 3029-6363; (61) 3029-6353; (61) 3029-6352.

Beneficiários da Saúde BRB podem contar com Central Nacional UNIMED em todo País

Lembramos (conforme publicado anteriormente no AFA EM FOCO) que para melhor atender aos beneficiários do Plano de Saúde que residem fora do Distrito Federal, o Conselho Deliberativo da Saúde BRB autorizou a celebração de convênio de reciprocidade com a CENTRAL NACIONAL UNIMED, para disponibilizar a sua rede de credenciados em todo o território Nacional, exceto no Distrito Federal. A medida atende antiga demanda da AFABRB em favor dos aposentados residentes fora de Brasília, especialmente no Estado de Goiás, os quais sempre reivindicaram o acesso à rede credenciada da UNIMED.

Para acessar a rede credenciada da UNIMED em todo o Brasil, CLIQUE AQUI>>>


Quem doa sangue também doa vida

Informe-se sobre o hemocentro mais próximo a você >>>


Telefone para acionar o Vida UTI - Móvel: (61) 3248-3030


Cartão digital da Cassi

Para sua comodidade, no APP SAÚDE BRB, além do cartão de identificação do nosso Plano de Saúde, você passa a ter acesso ao cartão digital da Cassi, a caixa de reciprocidade para atendimento fora do Distrito Federal. Porém, lembre-se: o cartão da Cassi só poderá ser usado fora do DF!

Veja como acessar o novo cartão digital da Cassi:

1) Faça o download do APP SAÚDE BRB na loja de aplicativo própria para o seu dispositivo (smartphone ou tablet);

2) Faça o login (usuário e senha) no APP SAÚDE BRB;

3) Na página inicial do APP SAÚDE BRB, selecione a opção Menu Plano >> Cartão de Identificação;

4) Selecione o Beneficiário (Titualr ou Dependente);

5) Selecione o Cartão Cassi.


Voltar para o índice >>>